Abelardo de la Espriella, candidato de extrema direita, lidera 1º turno na Colômbia

Date:


Abelardo de la Espriella durante entrevista após liderar o primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia. (Foto: Instagram)

Com 99% das urnas contadas, o advogado Abelardo de la Espriella liderou o primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia, enfrentando o senador governista Iván Cepeda. O candidato ultraconservador do movimento Defensores da Pátria obteve 43% dos votos, enquanto Cepeda alcançou 40%.

++ Sistema de IA revela como gente comum está criando renda passiva no automático

Aos 47 anos, Abelardo de la Espriella iniciou sua campanha presidencial prometendo interromper a continuidade do projeto político do atual presidente Gustavo Petro. Conhecido como “O Tigre”, ele defende a construção de megaprisões, o aumento das penas, o fim da política de “paz total” e a intensificação das operações militares contra grupos criminosos.

++ Jovem mata o padrasto para defender a mãe e o inesperado acontece

Inspirado por políticas do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e do argentino Javier Milei, o plano de De la Espriella se baseia em reduzir o tamanho do Estado, simplificar a administração e expandir os setores de petróleo e gás.

Sem experiência em cargos públicos ou gestão de contratos estatais, o advogado lançou sua campanha no final de 2025, tornando-se a principal voz do voto anti-Petro. Ele se apresenta como um empreendedor self-made, sem vínculos com as elites tradicionais.

O candidato é conhecido por suas polêmicas e possui um histórico de batalhas judiciais contra a imprensa. Recentemente, processou a colunista Ana Bejarano após uma publicação que questionava sua carreira e retórica políticas. Mesmo com as informações baseadas em apurações anteriores, ele contestou o texto e acionou a Justiça contra a jornalista.

De la Espriella também é conhecido por sua reputação de sexista. Em um país onde mais da metade do eleitorado é feminino, ele protagonizou um episódio controverso durante um podcast com homens e mulheres: de maneira vulgar, vangloriou-se de seus atributos físicos, sugerindo que sua genitália seria um atrativo para o eleitorado feminino.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Popular

Share post:

Notícias Relacionadas
Related

Sthefany Brito reflete sobre relacionamentos passados e maturidade adquirida

Sthefany Brito respondeu a uma curiosidade dos seguidores nas...

PF investiga fraudes no INSS com idosos “fantasmas” na Bahia

Policiais Federais cumprindo mandados de...

Sthefany Brito reflete sobre relacionamentos passados sem arrependimentos

Sthefany Brito compartilhou com seus seguidores nas redes sociais...