
Moradora lava louça com água tratada após ampliação do saneamento (Foto: Instagram)
Mais de 86 mil novas moradias, 405 mil empresas inauguradas em um ano, 1,7 milhão de alunos beneficiados por reformas escolares, 3,5 milhões de cirurgias eletivas realizadas, R$ 260 bilhões em contratos para expansão do saneamento e mais de 16 mil novos policiais integrados às forças de segurança.
++ Sistema de IA mostra como pessoas estão criando conteúdo diário sem gravar vídeos
Esses números ilustram os avanços significativos registrados em São Paulo nos últimos três anos e meio, em áreas essenciais para a população. Durante esse período, o Governo de SP consolidou uma agenda de transformação focada em resultados, inovação na gestão pública e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
++ Bomba! Astro de Hollywood, Joe Manganirllo revela ter amputado membro
A gestão, guiada pelos pilares de desenvolvimento, diálogo e dignidade, vem combinando responsabilidade fiscal, eficiência administrativa e políticas públicas voltadas para a geração de oportunidades, redução das desigualdades e fortalecimento dos serviços essenciais.
Iniciativas como Casa Paulista, Prontos pro Mundo, Tabela SUS Paulista, SuperAção SP e SP Por Todas exemplificam a estratégia voltada à geração de oportunidades, redução das desigualdades e melhoria dos serviços públicos em todas as regiões do estado.
MORADIA: O MAIOR PROGRAMA HABITACIONAL DA HISTÓRIA PAULISTA O acesso à moradia digna avançou significativamente nos últimos anos. O Governo de São Paulo já entregou 86 mil moradias e mantém outras 116 mil em construção, representando uma das maiores frentes habitacionais já realizadas no estado.
Principal instrumento dessa política, o Casa Paulista tornou-se o maior programa habitacional da história de São Paulo. O programa reúne iniciativas para ampliar o acesso à casa própria, promovendo segurança habitacional e melhores condições de vida para milhares de famílias.
Em média, 70 famílias realizam o sonho da casa própria diariamente. Entre os exemplos mais emblemáticos está o reassentamento de mais de 800 famílias da antiga Favela do Moinho, encerrando uma espera de décadas e proporcionando moradia definitiva, segurança e dignidade após mais de 30 anos de vulnerabilidade social.
EDUCAÇÃO: MAIS OPORTUNIDADES E EXPERIÊNCIAS INÉDITAS PARA OS ESTUDANTES A educação estadual também registra avanços, com foco na ampliação de oportunidades e na melhoria da infraestrutura escolar.
Pela primeira vez na história da rede estadual, estudantes passaram a participar de intercâmbios internacionais por meio do programa Prontos pro Mundo.
A iniciativa leva 2 mil alunos para estudar inglês em cinco destinos internacionais, ampliando horizontes acadêmicos, culturais e profissionais para jovens da rede pública.
A expansão do Ensino Médio Técnico também ganhou escala inédita. O número de vagas foi dobrado nas matrículas do Ensino Médio Técnico totalizando 321 mil oportunidades, o equivalente a um crescimento de 134%.
Esse número considera a soma das vagas entre a Secretaria da Educação e o Centro Paula Souza, fortalecendo a formação profissional e aproximando os estudantes das demandas do mercado de trabalho.
Na infraestrutura escolar, o estado alcançou o maior número de escolas estaduais reformadas da última década. As obras feitas em 3,5 mil unidades beneficiam diretamente cerca de 1,7 milhão de alunos, proporcionando ambientes mais adequados para o aprendizado.
SAÚDE: RECORDES DE ATENDIMENTO E AMPLIAÇÃO DA REDE ASSISTENCIAL Na Saúde, o Governo de São Paulo promoveu uma ampliação expressiva da oferta de consultas, exames e cirurgias em todas as regiões do estado.
Foi alcançado o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas, com a retirada de aproximadamente 3,5 mil pacientes das filas desde 2023. O resultado é reflexo de uma estratégia voltada à ampliação da capacidade de atendimento e à redução do tempo de espera para procedimentos.
Uma dessas políticas públicas, que refletiram diretamente na ampliação da assistência, foi a implantação da Tabela SUS Paulista.
A iniciativa ampliou o financiamento de hospitais filantrópicos, autárquicos e santas casas, reduziu um déficit financeiro histórico dessas unidades e contribuiu diretamente para a redução das filas e a reabertura de leitos em todas as regiões do estado. O programa já soma mais de R$ 9,7 bilhões em investimentos.
A atenção primária também recebeu reforço significativo por meio do IGM SUS Paulista. O estado mais que triplicou o investimento anual nessa área, destinando mais de R$ 1,3 bilhão para fortalecer o atendimento básico e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
INCLUSÃO PRODUTIVA: NOVA POLÍTICA PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA O combate à pobreza passou a contar com uma estratégia estruturada de inclusão produtiva. Com o programa SuperAção SP, o Governo de São Paulo implementou a primeira política estadual organizada especificamente para promover a superação da pobreza por meio da integração entre qualificação profissional, geração de renda, emprego e proteção social.
A iniciativa conecta famílias em situação de vulnerabilidade a oportunidades de desenvolvimento econômico, acompanhadas por agentes preparados para orientar a trajetória rumo à autonomia financeira e à inclusão produtiva.
A proposta representa uma mudança de abordagem ao integrar diferentes políticas públicas em uma mesma estratégia voltada à construção de oportunidades duradouras.
PROTEÇÃO ÀS MULHERES: AMPLIAÇÃO DA REDE E INOVAÇÃO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA São Paulo também ampliou a atuação na proteção às mulheres com medidas inéditas e expansão dos serviços especializados.
Pela primeira vez, o estado passou a utilizar o monitoramento eletrônico de agressores por meio de tornozeleiras integradas ao aplicativo SP Mulher Segura.
A ferramenta permite maior acompanhamento das medidas protetivas e já conta com mais de 61 mil usuárias. A expectativa é alcançar 2,4 mil equipamentos monitorados até o fim do ano.
Outro destaque é o SP Por Todas, movimento voltado ao fortalecimento da rede de acolhimento, proteção e promoção da autonomia profissional e financeira das mulheres.
A estrutura de atendimento também foi ampliada com a maior expansão da rede de Delegacias de Defesa da Mulher já registrada. O crescimento foi de 57%, alcançando 317 serviços especializados, entre 144 delegacias e 173 Salas DDM.
SEGURANÇA PÚBLICA: TECNOLOGIA, INTELIGÊNCIA E REFORÇO DO EFETIVO Na área da segurança pública, o estado combinou inteligência policial, integração entre órgãos e ampliação do efetivo para fortalecer o combate ao crime.
O estado de São Paulo vem consolidando uma trajetória consistente de redução histórica dos principais indicadores criminais desde 2023. O resultado é fruto de uma política pública que combina inteligência, tecnologia, inovação, integração entre as forças de segurança e fortalecimento do efetivo policial.
Um dos principais pilares dessa estratégia é o programa Muralha Paulista, política pública desenvolvida para integração dos níveis estadual e municipal de segurança.
A iniciativa cria uma rede inteligente de monitoramento capaz de dificultar a mobilidade criminal e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança.
Atualmente, 612 municípios aderiram ao programa e 228 já estão totalmente integrados. A estrutura reúne 125 mil câmeras e sensores conectados e recebeu investimentos de R$ 440 milhões.
Outro marco foi a desmobilização dos fluxos permanentes da Cracolândia. O processo, concluído por meio de uma estratégia integrada que reuniu ações de combate ao tráfico de drogas, acolhimento em saúde e assistência social, completou um ano em maio de 2026.
No início da gestão, a região chegou a concentrar cerca de 3 mil frequentadores.
O Governo de São Paulo também promoveu a maior recomposição das forças de segurança dos últimos 20 anos. Desde 2023, mais de 16 mil novos policiais já estão atuando nas ruas em todo o estado. Até o fim da gestão, o número de novos agentes chegará a 26 mil, fortalecendo a presença policial.
SANEAMENTO: INVESTIMENTOS RECORDES E ANTECIPAÇÃO DA UNIVERSALIZAÇÃO Os investimentos em saneamento básico alcançaram uma dimensão inédita no estado. A política de expansão da infraestrutura do setor já beneficiou 3,8 milhões de pessoas em apenas dois anos.
A desestatização da Sabesp viabilizou um plano de investimentos de R$ 260 bilhões, com a meta de antecipar a universalização do saneamento para 2029.
O avanço representa a ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto, com impactos diretos na saúde pública, na qualidade ambiental e na qualidade de vida da população.
Outro destaque é a Tarifa Social Paulista, que dobrou o número de beneficiários em apenas um ano. Atualmente, cerca de 6 milhões de pessoas são contempladas pela iniciativa, que oferece descontos de até 78% nas contas de água e esgoto para famílias elegíveis.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: LIDERANÇA NACIONAL NA GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES Os indicadores econômicos reforçam o protagonismo paulista na geração de empregos, renda e investimentos.
Em 2025, São Paulo registrou um novo recorde anual na abertura de empresas, com 405 mil novos negócios formalizados.
O resultado supera em 10% o recorde anterior, alcançado em 2024, e confirma o estado como principal polo de desenvolvimento econômico do país.
O dinamismo da economia paulista também se reflete no mercado de trabalho. Nos últimos três anos e meio, o estado criou mais de 1,3 milhão de novos postos de trabalho.
O desempenho reflete um ambiente favorável ao empreendedorismo, à atração de investimentos e à criação de oportunidades em diferentes setores da economia, fortalecendo a geração de renda e impulsionando o crescimento regional.







Leave a Reply