Nutricionista Juliana Andrade recomenda não pular café da manhã para reduzir barriga

Publicao por


Não pule o café da manhã: proteja seu metabolismo (Foto: Instagram)

Se você é daqueles que, por hábito ou pela correria do dia a dia, não costuma tomar café da manhã, mas deseja diminuir a circunferência abdominal, é hora de reconsiderar esse costume. A nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, aponta que pesquisas indicam que pular essa refeição pode desregular o metabolismo, favorecer o acúmulo de gordura e aumentar o risco de desenvolver síndrome metabólica.

++ Sistema de IA mostra como pessoas estão criando conteúdo diário sem gravar vídeos

De acordo com Juliana, estudos recentes mostram que quem deixa de fazer a primeira refeição do dia tende a ter uma maior circunferência abdominal e um risco aumentado de desenvolver pressão alta, glicose elevada e alterações no colesterol. Um estudo publicado na revista científica Nutrients no ano passado, que analisou quase 120 mil pessoas, revelou uma ligação entre o jejum matinal e a síndrome metabólica.

++ Bomba! Astro de Hollywood, Joe Manganirllo revela ter amputado membro

A importância do café da manhã é destacada em uma revisão e meta-análise publicada em 2025 na Nutrients, que analisou dados de mais de 118 mil pessoas, encontrando uma relação direta entre não tomar café da manhã e o aumento do risco de síndrome metabólica, que inclui obesidade abdominal, hipertensão, triglicerídeos elevados e resistência à insulina.

“Os pesquisadores indicam que pular o café da manhã desorganiza o metabolismo e o ritmo circadiano, que regula funções como apetite e gasto energético”, comenta Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles e formada pela Universidade de Brasília.

Nas primeiras horas do dia, o corpo tende a aumentar a fome nas refeições seguintes, levando ao consumo excessivo de calorias e alimentos ultraprocessados. “Além disso, longos períodos de jejum podem reduzir a sensibilidade à insulina e estimular o acúmulo de gordura na região abdominal”, defende a nutricionista.

Ela recomenda consumir pela manhã:

  • Proteínas, como ovos, queijos, leite e iogurte;
  • Fibras, como aveia e quinoa;
  • Gorduras boas, como castanhas e abacate.

“O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, não apenas por tradição, mas por impactar diretamente o metabolismo e a composição corporal. Ignorá-lo pode parecer uma forma de ‘economizar calorias’, mas, na prática, o resultado costuma ser o oposto”, conclui Juliana.

Fique por dentro!

Receba notícias sobre beleza, bem-estar, astrologia, turismo, pets, comportamento, sexo, eventos e gastronomia no seu WhatsApp e fique atualizado! Acesse o canal de notícias de Vida&Estilo no WhatsApp.