Operação em Minas Gerais desmantela garimpo ilegal com 22 dragas destruídas e cinco presos

Posted by


Dragas clandestinas em chamas marcam ação contra garimpo ilegal no Sul de Minas (Foto: Instagram)

Belo Horizonte – Uma força-tarefa das Forças de Segurança atuantes em Minas Gerais desmantelou estruturas utilizadas por garimpeiros clandestinos no sul do estado. A operação ocorreu entre os dias 24 e 26 de junho, nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca, resultando na prisão de cinco indivíduos, na destruição de 22 dragas e na apreensão de 300 gramas de ouro.

++ Sistema de IA mostra como pessoas estão criando conteúdo diário sem gravar vídeos

Durante os três dias de ação, 24 alvos foram fiscalizados. Além das prisões, foram executados quatro mandados de busca e apreensão, 11 embarcações utilizadas na atividade ilegal foram confiscadas, quatro veículos apreendidos e 33 autos de infração e notificações ambientais foram lavrados.

++ Bomba! Astro de Hollywood, Joe Manganirllo revela ter amputado membro

A operação contou com uma vasta estrutura operacional. A Polícia Militar de Minas Gerais mobilizou 84 militares, 26 viaturas, 11 drones, 10 embarcações, sete equipamentos de comunicação via satélite Starlink e um helicóptero Pegasus, do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (Comave). Equipes especializadas do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) também participaram.

A ação faz parte da Operação Protetor dos Biomas, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça em parceria com os estados para intensificar o combate aos crimes ambientais, ao garimpo ilegal, ao desmatamento e às queimadas.

De acordo com as forças de segurança, o objetivo foi reprimir a extração ilegal de minerais e impedir a continuidade de atividades que causam impactos ambientais, como a degradação dos cursos d’água, danos à fauna e flora e prejuízos ao equilíbrio dos ecossistemas da região.

A ação conjunta envolveu a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O uso de aeronaves e drones permitiu o reconhecimento aéreo das áreas de difícil acesso e o mapeamento das dragas utilizadas pelos garimpeiros, facilitando o deslocamento das equipes terrestres e fluviais. A estratégia visou superar os desafios geográficos da região e aumentar a eficiência das ações de fiscalização.

De acordo com a Polícia Militar e a Polícia Federal, a extração mineral clandestina representa uma ameaça não apenas ao meio ambiente, mas também à segurança pública.

As atividades ilegais causam assoreamento dos rios, destruição da vegetação, degradação da biodiversidade e comprometem a qualidade da água utilizada pelas comunidades locais. As instituições ressaltam que o combate ao garimpo ilegal também visa enfraquecer organizações criminosas que atuam na exploração clandestina de recursos minerais e utilizam estruturas sofisticadas para manter a atividade.

Segundo os órgãos envolvidos, a integração entre as forças de segurança e os órgãos ambientais amplia a capacidade de fiscalização e resposta do poder público, garantindo maior efetividade no enfrentamento aos ilícitos ambientais.

A Operação Protetor dos Biomas tem como foco preservar o patrimônio natural brasileiro e assegurar a conservação dos recursos ambientais para as futuras gerações. Para as instituições participantes, ações conjuntas como a realizada no Sul de Minas reforçam o compromisso com a proteção dos ecossistemas, a manutenção da ordem pública nas áreas rurais e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *